quinta-feira, 29 de março de 2018

Indústria Têxtil e a Evolução dos EPI´s


Indústria têxtil

No fim do século XIX e início do século XX o Brasil passou a adotar a Revolução Industrial, assim, com o grande investimento feito no setor industrial e a evolução das maquinas a indústria têxtil teve um grande avanço tecnológico.

Porem neste período os operários foram extremamente explorados, sendo obrigados a trabalhar até 15 horas por dia em ambientes insalubres em troca de um salário baixo e sem nenhuma segurança. Além do mais, crianças também eram coagidas a trabalhar para sustentarem suas famílias. O sistema utilizado por essas fabricas têxteis não eram dos mais produtivos, mas sim um dos mais desumanos e insalubres para os trabalhadores.

Com o passar dos anos houve muitas mudanças em relação a forma que são tratados os funcionários nas fabricas de industrias têxteis. Atualmente o cuidado com os funcionários é extremamente importante, para que possam trabalhar em segurança é necessário que sejam todos capacitados. Além disso, é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é obrigatório, sendo eles:
Óculos de proteção;
Gorro ou touca apropriada;
Protetor auricular;
Sapato de segurança;
Luvas de proteção;
Proteção respiratória (mascaras para uso de produto tóxico)
Avental.

Curiosidades sobre a evolução dos EPIs

Na área das vestimentas, tudo se iniciou em 1965, utilizando a fibra antichamas DuPont™ Nomex em macacões de voo para a marinha americana, e hoje utilizado em trajes militares e policiais. Os calçados até 1960 era feito de madeira articulada e solado de pneu ou coro, era desconfortável e responsável por diversas dores, após alguns anos esse tipo de calçado foi substituído por botas de borrachas.

Na década de 1980, os óculos de proteção brasileiros não tinham qualquer preocupação com conforto e design, a armação era feita de metal e as lentes em vidro temperado, após dez ano, em 1990 as fabricas nacionais investiram em estudos para criar armações adequadas aos nossos trabalhadores.

Em 20 anos para cá houve uma grande evolução do EPIs contra quedas, antigamente era utilizado cinturões abdominais com talabarte, e os capacetes já existem há muitos anos, na época medieval, eram feitos de couro, ferro e malha, considerado como a origem do capacete, e com o passar do ano serviu como uma fonte de estudo de prevenção de acidentes relacionados a impacto, choques elétricos e fonte de calor.




Futuro Log

Nenhum comentário:

Postar um comentário