sexta-feira, 20 de abril de 2018


NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
A NR 6 é a norma regulamentadora que especifica o uso de equipamentos de proteção individual- EPI, que são os dispositivos que protegem o colaborador de sofrer algum dano em seu ambiente de trabalho.
Cada área fabril possui uma particularidade, cabe ao empregador fornecer gratuitamente o equipamento de proteção individual para os colaboradores.
Proteção Auditiva:
A audição é um dos sentidos humanos mais atacados na maioria das vezes no ambiente de trabalho. O ruído é seu principal inimigo. O cuidado e o uso de protetores auriculares no trabalho são indispensáveis para a manutenção da saúde auditiva em ambientes ruidosos.
·         O QUE É CONSIDERADO RUÍDO
É considerado ruído todo som desagradável ou incompreensivo a nossos ouvidos. O ruído está presente em todos os lugares com mais ou menos intensidade. A intensidade do ruído é medida em Decibel abreviado normalmente por Db, o limite legal do ruído ocupacional segundo a NR 15 é de 85 Decibéis.
Para proteger a audição o EPI utilizado é o protetor auricular.

O protetor auricular é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que serve para abafar ruídos. O modelo tipo concha é composto por duas conchas de plástico almofadadas, e é um dos mais utilizados para proteger a audição de operadores de máquinas e outros trabalhadores que ficam expostos a ruídos durante a jornada de trabalho. Para que este protetor tenha maior durabilidade e mantenha sua eficácia na proteção da audição no trabalho, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. A primeira recomendação está ligada ao posicionamento: a concha só deve ser usada na posição vertical e deve ser ajustada de modo que toda a orelha fique coberta. Quando utilizada na horizontal, ela pode ficar frouxa e deixar de abafar parte do som. Pela mesma razão, não use brincos e não deixe fios de cabelo entre a cabeça e o abafador.
Proteção Respiratória:
Os equipamentos de proteção respiratória são respiradores ou máscaras que protegem os trabalhadores contra a inalação de contaminantes gerados por agentes químicos como poeiras, névoas, fumos, gases e vapores.
Os riscos respiratórios são todas as alterações das condições normais do ar que possam interferir na respiração do trabalhador, gerando danos ao organismo.
 Para a escolha do equipamento adequado é necessário medir a concentração do agente químico no ar inspirado pelo usuário para que a mesma seja menor que a dor ar externo. Após o usuário selecionar o respirador apropriado, deve utilizá-lo sempre que estiver em área que necessite de proteção respiratória. É importante verificar se o seu respirador está bem ajustado ao rosto para que nenhuma impureza passe por ele.
Os tipos de EPIs para a proteção respiratória são:
·         Respirador Facial
·         Respirador Sem Manutenção
·         Respirador Semi Facial
·         Equipamento de respiração autônomo
·         Sistema de Linha de Ar




Referencias:
https://www.prometalepis.com.br/blog/80-os-epis-para-protecao-respiratoria/

Grupo Desenvolvimento Logístico
Luiza, Rafaella, Felipe, Carlos, Matheus, Victor.





Um comentário:

  1. Estampas personalizadas para camisetas, uniformes, gravatas, sacolas, capas, aventais, toalhas, comunicação visual e vestuário promocional.

    www.stampasi.com.br

    ResponderExcluir